BLOG EM CIMA DA LINHA/CULTURA


Cultura empreendedora: Governo Municipal e Sebrae capacitam terceira turma de educadores em Patrocínio Versão para impressão Enviar por E-mail

CursoDando continuidade à formação em Cultura Empreendedora dos seus educadores, o Governo Municipal, em parceria com o Sebrae, está nesta semana capacitando a terceira turma de professores, coordenadores e profissionais da educação.
O curso teve início nesta segunda (6) com término na quinta-feira (9). A proposta do governo é capacitar todos os educadores da rede de ensino do município.
A proposta é através da formação dos educadores, levar noções de empreendedorismo aos alunos do ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) por meio de oficinas inseridas no currículo escolar. O objetivo é fomentar a cultura empreendedora nas instituições educacionais, de forma a propiciar aos jovens práticas que possibilitem vivenciar o empreendedorismo e desenvolver habilidades que lhes permitam serem protagonistas das próprias vidas.
Curso
CursoA consultora do Sebrae, que está ministrando o curso desta semana, Elisabet Leite da Silva Carvalho, explica que a primeira fase é a formação dos educadores, o que está acontecendo. A próxima etapa é elaborar um plano para a implementação da cultura empreendedora dentro de cada escola, adequando à realidade da comunidade local. “Algumas escolas onde os professores e diretores já participaram do curso de formação já realizam algum projeto, a exemplo da escola Municipal Maria Izabel de Queiroz. Mas nossa proposta é envolver todas as unidades e implantar uma política de cultura empreendedora na rede de ensino municipal”.
A coordenadora do ensino infantil, Ilza Oliveira Nunes, faz parte da terceira turma e está adorando a iniciativa. “Acho muito importante oferecer a todas as crianças e jovens o acesso a formação empreendedora. Devemos criar desde cedo o espírito empreendedor, e a escola é um meio importante para formar esses cidadãos com atitudes e conhecimentos nesta área”.
Na quinta-feira (9), os educadores realizarão uma feira para expor produtos, ideias e estratégias empreendedoras adquiridas durante o curso como forma de vivenciar na prática alguns dos conceitos que serão trabalhados com os alunos em sala de aula. A feira acontece na escola Municipal João Beraldo, às 9h30. Toda a comunidade está convidada a visitar e conhecer o trabalho desenvolvido pela turma de educadores.
 
Escritor Patrocinense lança romance ambientado em sua Terra NatalVersão para impressão
Enviar por E-mail


escritor Guilherme Jaber é natural de Patrocínio, mas residente na cidade do Rio de Janeiro desde os seus doze anos. Formado nas Artes Cênicas, e escritor por vocação, volta a sua terra natal para fazer o primeiro lançamento local de seu livro “RETORNO AO PASSADO”. O livro tem recebido boas críticas e aceitação entre os amantes da literatura, e Patrocínio não poderia ficar fora desse acontecimento literário.

Seus personagens fictícios transitam por locais reais da cidade, o que faz o leitor imaginar até onde é o real e até onde é ficção, mas é essa situação que faz com que o livro seja interessante e tem despertado o interesse do leitor na sua leitura.

Valquires Maciel Parente comenta em sua análise literária sobre o livro.
Ao ler um livro, não decido por ter ou não ganho prêmios. Até porque o processo de decisão da atribuição de prêmios é bastante subjetivo. Já li livros de autores que ganharam o Prêmio Nobel e não me identifiquei minimamente, não entendi que motivos tiveram para tal destaque. Não podemos gostar todos do mesmo, e como a atribuição de prêmios literários não depende de mim, limito-me a ler o que gosto. Gostei de ler Guilherme Jaber. Gostei muito!
Gosto das descrições, da forma sublime como constrói frases tão belas, como conjuga palavras simples que se transformam em perfeição. Só li um livro dele, mas estou tão certa de que todos os outros me vão agradar, que desejo começar já outro livro e descobrir a beleza da sua escrita por toda a sua obra.”

O lançamento acontece dia 13, segunda-feira, a partir das 19h30, no Colégio Berlaar.
*Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Patrocínio www.patrocinio.mg.gov.br

BLOG EM CIMA DA LINHA: cfgomes.blogspot.com
CÉLIO GOMES/EDITOR DO GOOGLE, COLUNISTA DO JORNAL DE PATROCÍNIO/MG
 EDITOR E REDATOR DO BLOG EM CIMA DA LINHA
       FALE COMIGO: celiofgomes@gmail.com    celiofgomes@yahoo.com.br